CURIOSIDADES


A História do Vidro

Não há como datar precisamente o início da história mundial do vidro, mas não há como contar a sua história sem mencionar os fenícios. Conta-se que alguns fenícios, há mais de 5.000 anos A.C., desembarcaram na costa da Síria e durante a noite faziam fogueiras em seus acampamentos na praia. Com a alta temperatura na areia, um líquido incandescente descia pela praia, solidificando-se rapidamente, transformando em um material duro e transparente.


O Egito Antigo também figura entre os descobridores do vidro. Arqueólogos encontraram diversos objetos como contas de vidro colorido, frascos e ornamentos em vidro soprado, provando a utilização do vidro nas civilizações antigas.


O vidro chegou ao Brasil em 1.500, com Pedro Álvares Cabral, que trouxe diversos colares de contas e os distribuiu aos índios. Posteriormente, os espelhos foram utilizados como escambo entre colonizadores e índios. Daí em diante, o vidro se tornou cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Hoje, é muito utilizado na decoração contemporânea e sua grande variedade de formas, cores e texturas permite diversas combinações para embelezar o ambiente.